Morte súbita: você sabe quais condições podem desencadeá-la?

Coração

Ter uma doença cardíaca prévia ainda é a principal causa para a ocorrência do evento, porém é possível evitar outros fatores de risco

A estimativa mundial é que, a cada 100 mil atletas jovens e saudáveis, entre 1 e 3 sejam vítimas de morte súbita enquanto realizam seus exercícios. E, nessa estatística, os homens são maioria: chegam a ser dez vezes mais atingidos pelo evento do que as mulheres1.

Mas não são apenas os atletas que estão vulneráveis: qualquer pessoa, de qualquer idade, seja homem ou mulher, pode sofrer uma arritmia cardíaca que resulte em morte súbita. As estimativas apontam que de 40 a 50% de todas as mortes por causas cardiovasculares no mundo são mortes súbitas cardíacas2. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) estima que 20 milhões de pessoas são afetadas por arritmias cardíacas, que respondem por 320 mil mortes por ano3.

Em 50% dos casos, a morte súbita cardíaca é a primeira manifestação de doenças do coração e, em 80% das vezes, a ocorrência é em casa, por isso, é importante estar atento aos fatores de risco, como disfunção ventricular esquerda, história de insuficiência cardíaca, hipertrofia do ventrículo esquerdo, mau estado funcional, frequência cardíaca elevada e eletrocardiograma anormal.

Além disso, fatores de risco para outras condições cardíacas também devem ser considerados para a morte súbita:

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter idade avançada;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Histórico familiar de problemas cardíacos;
  • Hipercolesterolemia (colesterol alto);
  • Ser fumante4.

Médico cardiologista explica sobre a morte súbita

Entre os problemas cardíacos mais observados no Brasil, o médico cardiologista Guilherme Bertão, especialista em Arritmia Clínica pela SOBRAC e responsável pelo setor de arritmia da clínica Duocor e

Hospital Proncor (MS) destaca infarto prévio, insuficiência cardíaca e outras condições, como a cardiomiopatia hipertrófica, doença em que as paredes dos ventrículos se tornam mais densas e rígidas e que é a principal causadora de morte súbita em jovens.

“Além destes, pacientes sintomáticos e que relatam sentir dores no peito, palpitações, tonturas ou desmaios devem procurar por atendimento médico especializado para correta avaliação e estratificação de risco."

A recomendação do cardiologista se estende àqueles que possuem histórico de morte súbita familiar, principalmente quando elas aconteceram em familiares jovens, que fazem parte de uma parcela mais suscetível da população.

Agora que você se informou sobre Morte Súbita, aproveite e acesse demais conteúdos sobre Coração.

1 Morte súbita cardíaca em atletas. Manual MSD Profissionais da Saúde. Acesso em agosto de 2023.

2 Mehra R. Global public health problem of sudden cardiac death. J Electrocardiol. 2007 Nov-Dec;40(6 Suppl):S118-22. doi: 10.1016/j.jelectrocard.2007.06.023. PMID: 17993308.

3 A vida de um portador de arritmia cardíaca Site da Sobrac. Acesso em janeiro de 2024.

4 Adabag AS, Luepker RV, Roger VL, Gersh BJ. Sudden cardiac death: epidemiology and risk factors. Nat Rev Cardiol. 2010 Apr;7(4):216-25. doi: 10.1038/nrcardio.2010.3. Epub 2010 Feb 9. PMID: 20142817; PMCID: PMC5014372.

ATENÇÃO: A lei restringe a venda destes dispositivos a médicos ou mediante prescrição médica. As indicações, contraindicações, advertências e instruções de uso podem ser encontradas na etiqueta do produto fornecida com cada dispositivo ou em www.IFU-BSCI.com. Os produtos mostrados apenas para fins INFORMATIVOS e a venda pode não ter sido aprovada em alguns países. Este material não se destina ao uso na França. 2023 Copyright © Boston Scientific Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. ATENÇÃO II: Este material é apenas para fins informativos e não para diagnóstico médico. Esta informação não constitui aconselhamento médico ou jurídico, e a Boston Scientific não faz nenhuma representação em relação aos benefícios médicos incluídos nesta informação. A Boston Scientific recomenda fortemente que você consulte seu médico em todos os assuntos relativos à sua saúde CRM = 1700602 – AA – Saber da Saúde

Veja também:

Coração

Sobrevivi à morte súbita. Como será minha vida daqui para a frente?

Sobrevivi à morte súbita. Como será minha vida daqui para a frente?

O evento pode atingir até quem parece ter uma saúde boa. Po...

Coração

Morte súbita cardíaca: conheça cada etapa do tratamento

Morte súbita cardíaca: conheça cada etapa do tratamento

O desfibrilador Efortless, da Boston Scientific, teve uma tax...

Coração

SOS: Como identificar e ajudar alguém que está tendo morte súbita cardíaca?

SOS: Como identificar e ajudar alguém que está tendo morte súbita cardíaca?

Saber de cor números de emergência como 192 (Samu) e 193 (Cor...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Circulatório

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Uma pequena úlcera aparente pode ser a ponta do iceberg de uma infecçÃ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Do fim do século passado para as décadas atuais, a ciência investiu ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

As conhecidas e procuradas substâncias para tratar obesidade nem sempr...

Assine nossa newsletter