Perguntas e respostas

Obtenha as informações que você precisa sobre as terapias de tratamento para dor crônica

Perguntas e respostas

Obtenha as respostas que você precisa

Estimulação Medular (SCS)

Sim. A terapia de estimulação medular provou ser segura e eficaz e milhares de pessoas em todo o mundo foram tratadas com SCS1,2. Além disso, todos os sistemas de estimulação medular da Boston Scientific são aprovados pelo FDA e ANVISA.

As pessoas têm respostas diferentes em relação ao alívio da dor que recebem com a terapia SCS. Antes de ser implantado, seu médico pode indicar fazer um “test drive” da terapia com um sistema de teste temporário. Isso irá ajudá-lo a entender a efetividade do tratamento pra você. O SCS é geralmente considerado eficaz se sua dor for reduzida em pelo menos 50%6.

Cada pessoa tem uma resposta diferente à terapia SCS. Para alguns pacientes, o tratamento pode funcionar bem o suficiente para que os medicamentos para a dor não sejam mais necessários. Para outros, o sucesso com a terapia pode significar usar menos medicação para a dor.

Nem todos os dispositivos são condicionais de Ressonância Magnética, mas os sistemas WaveWriter Alpha™ permitem o acesso a exames de RM de corpo inteiro sob condições específicas. Os pacientes com SCS também têm muitas outras opções de exames de imagem, incluindo raios-X, tomografia computadorizada, PET e ultrassom. Converse com seu médico sobre qual opção de imagem é ideal para você.

Em algumas situações, caso seja indicado pelo médico, os pacientes têm a oportunidade de testar o sistema de Estimulação da Medula Espinhal antes de ser implantado de forma definitiva. Usando um sistema temporário externo por aproximadamente uma semana, o paciente pode verificar se a terapia atende suas necessidades de alívio da dor e se ela se adapta a seu estilo de vida.

Mesmo que os eletrodos sejam cirurgicamente implantados, eles podem ser desconectados ou removidos por seu médico, se for necessário.

A Estimulação Medular pode ser utilizada em conjunto com remédios, se assim for necessário. Em alguns pacientes, o SCS tem um resultado tão bom que os medicamentos para dor não são mais necessários. Em outros, pode significar uma redução na quantidade de medicamentos para dor que são utilizados7.

Nossos sistemas SCS são projetados para cobrir várias áreas de dor ao mesmo tempo, se necessário. Com orientação do seu médico, caso seja indicado, você pode usar seu controle remoto sem fio para ajustar a quantidade de estimulação para cada área de dor.

Cabe a seu médico orientar quando usar a terapia SCS e quanto usar. Nossos sistemas SCS e a tecnologia de bateria recarregável são projetados para que você possa mantê-lo ligado 24 horas por dia. No entanto, você deve sempre consultar seu médico primeiro.

Nossos estimuladores SCS apresentam design anatômico e seu médico pode posicioná-lo no local mais confortável e conveniente para você. Alguns pacientes relatam que podem sentir a unidade pressionando a pele. Na maioria dos casos, não é visível para os outros.

Sim. Nosso sistema SCS possui um controle remoto sem fio que permite ligar e desligar a estimulação, aumentar e diminuir o nível de estimulação e direcionar diferentes áreas de dor usando configurações ou programas personalizados pelo seu médico especificamente para você.

A recarga do aparelho foi projetada para ser muito simples. O carregador é leve, sem fio e portátil para que você possa carregar em qualquer lugar. Um cinto de recarga (incluso no kit do carregador) pode ser utilizado para ajudar a colocar o carregador sobre o dispositivo durante as recargas.

Não. Você pode pensar no dispositivo como sendo semelhante a um marcapasso. Você NÃO irá acionar os detectores de segurança da loja. Além disso, sua localização não pode ser rastreada usando este dispositivo.

Não. Ao contrário de outras baterias recarregáveis, as baterias do estimulador Boston Scientific são projetadas para evitar danos caso fiquem descarregadas e podem retomar a função normal depois de serem carregadas novamente.

Sim. Ao contrário do implante definitivo, o sistema temporário possui componentes externos e, por isso, existem algumas precauções que você precisa tomar. Seu médico vai avaliar tudo isso com você, mas algumas orientações gerais que você deve saber são: Você não poderá molhar nenhum componente externo e deve evitar atividades e posições que possam puxar seus cabos para fora do lugar.

Ablação por Radiofrequência

Sim. A ablação por radiofrequência (RFA) é um tratamento bem estabelecido e clinicamente comprovado para fornecer alívio seguro, eficaz e duradouro de sua dor crônica3-5. Converse com seu médico para saber mais sobre a segurança e eficácia desse procedimento.

O procedimento é realizado geralmente em regime ambulatorial. A maioria dos pacientes pode voltar para casa com poucas restrições assim que os efeitos da anestesia local passarem.

Estudos mostram que mais de 70% dos pacientes com RF experimentam alívio com duração de 6 a 12 meses e, em alguns casos, por anos3,4,5.

Sua dor pode retornar se os nervos tratados se regenerarem. Se isso acontecer, o procedimento pode ser repetido. Converse sempre com seu médico para avaliar a melhor indicação pra seu caso8.

Se sua dor retornar devido à regeneração do nervo e seu médico optar por não realizar a RF novamente, ele pode avaliar outros métodos de controle da dor disponíveis para o seu caso.

Dor Crônica

A dor aguda é uma dor de curta duração, geralmente causada por trauma ou doença. A dor crônica é caracterizada por uma dor que dura seis meses ou mais9-11.

Há uma série de fatores que podem contribuir para a dor crônica. Pode ser decorrente de lesões ou traumas ou ocorrer mesmo quando não há lesões anteriores ou danos corporais9-11.

Você nunca deve iniciar ou interromper medicamentos prescritos sem o conhecimento e recomendação do seu médico. Se você escolher uma alternativa de controle da dor sem medicamentos, você deve discutir como isso afetará seu programa de controle da dor atual antes de fazer qualquer alteração nele.

Embora gostaríamos de ajudar todas as pessoas que procuram alívio da dor debilitante, nossas soluções não foram projetadas para ajudar a aliviar todas as dores. Seu médico especialista em dor o ajudará a encontrar a solução certa para sua dor específica.

Últimos artigos
Histórias

Dor Crônica

"Minha nova vida, após anos de dor"

Como a neuroestimulação mudou a vida de Joicy Guimarães Raimundo, 36, que sofria...

Histórias

Dor Crônica

Conheça a história de Paulo e sua luta para aliviar a dor crônica

Conheça a história de Paulo e sua luta para aliviar a dor crônica

Paulo Sérgio Ribeiro, assim como boa parte dos pacientes com dores ...

Sistema Nervoso

Dor Crônica

Síndrome da dor regional complexa: tratamento multimodal é a chave

Síndrome da dor regional complexa: tratamento multimodal é a chave

O uso de fármacos associado a fisioterapias, neuromodulação e tratamentos psicol...

VEJA MAIS ARTIGOS

Assine nossa newsletter