5 dicas para pessoas anticoaguladas

Coração

Responderemos as 5 perguntas mais frequentes de pacientes que possuem anticoagulação com dicas importantes para uma vida saúdavel

Antes de mais nada...

O que é a anticoagulação?

Os anticoagulantes, como o nome indica, são medicamentos que evitam a coagulação do sangue, evitam a formação de coágulos ou impedem seu crescimento e favorecem sua dissolução (desaparecimento), caso já tenham sido formados.

Agora sim! Abaixo as perguntas e respostas:

1. O que deve ser feito quando se tem uma hemorragia?

Se você sangrar sem motivo, sangrar mais do que o normal ou ter hematomas espontaneamente, você precisa ir ao seu centro de controle médico antes da data que você tinha indicada no seu cartão de anticoagulação. Deve-se levar em consideração que um paciente anticoagulado não apresenta hemorragias espontâneas, porque seu sistema hemostático está geralmente intacto e, portanto, deve-se procurar a causa dessa hemorragia.

Por exemplo, se você tiver sangue na urina, será preciso descartar uma infecção urinária ou se tiver fezes com sangue, será preciso descartar uma hemorragia digestiva, etc. Nunca, como primeiro passo, o tratamento anticoagulante deve ser interrompido. É necessário que você sempre vá a um centro médico.

2. Posso ir ao dentista enquanto estiver sendo anticoagulado?

Qualquer pessoa tratada com anticoagulantes pode ir ao dentista, mas você deve tomar algumas precauções. A primeira coisa é avisar o dentista que você está em tratamento com anticoagulantes, especialmente no caso de qualquer manipulação que envolva risco de sangramento, já que você pode usar bloqueios com hemostáticos.

3. Não posso comer nenhum vegetal verde?

Os anticoagulantes orais chamados “diluentes do sangue”, como a Varfarina, são medicamentos que fazem que o sangue leve mais tempo a coagular e o conteúdo de vitamina K da sua dieta pode interferir na eficácia do tratamento. A maior parte da vitamina K vem de alimentos à base de plantas, especialmente vegetais amarelos escuros ou vegetais de folhas verdes, como o espinafre, os brócolis, o repolho, a alface romana, as endívias, a couve kale, a beterraba, os aspargos e alguns tipos de soja fermentada. Esses alimentos não são proibidos, mas devem ser controlados na dieta.

4. Posso ser vacinado enquanto estiver anticoagulado?

Pelo simples fato de ser anticoagulado, você não precisa se diferenciar do resto das pessoas e, portanto, por causa dessa particularidade, não aumenta nem diminui a possibilidade de adoecer. O paciente anticoagulado tem as mesmas indicações de vacinação que uma pessoa saudável. A via de administração não tem contra-indicação, seja por via oral ou subcutânea.

5. Posso engravidar?

Provavelmente o seu tratamento será suspendido temporariamente. É uma situação delicada, pouco frequente para a mulher anticoagulada, na qual seguir estritamente as recomendações do seu hematologista evitará complicações indesejadas. Entre em contato com o médico responsável pelo controle do seu tratamento assim que possível, a fim de evitar os efeitos nocivos dos anticoagulantes orais, pois eles são capazes de atravessar a barreira placentária e produzir malformações fetais.

Se você tiver alguma dúvida, lembre-se sempre de consultar o seu médico.

Fontes:

18/10/2021 por Admin

Veja também:

Coração
Setembro Vermelho: dificuldades com ereção podem indicar problemas cardiovasculares

Setembro Vermelho: dificuldades com ereção podem indicar problemas cardiovasculares

Homens com disfunção erétil têm aproximadamente duas vezes mais chances de sofrer...

Coração
Visita ao dentista como paciente anticoagulado

Visita ao dentista como paciente anticoagulado

Existem várias situações pelas quais uma pessoa deve receber tratamento com anticoagulantes...

Coração
Viajando com um desfibrilador ICD

Viajando com um desfibrilador ICD

É importante saber que você pode viajar com segurança com um dispositivo...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Nervoso
4 passos para o diagnóstico e tratamento preciso da distonia

4 passos para o diagnóstico e tratamento preciso da distonia

O paciente precisa ser avaliado por especialistas para evitar que a condição...

Sistema Nervoso
5 passos para viver melhor com a doença de Parkinson

5 passos para viver melhor com a doença de Parkinson

A condição tem sintomas progressivos ao longo do tempo, mas o tratamento...

Histórias
Convivendo com o Parkinson: "eu precisei ter o corpo doente para ter a alma curada"

Convivendo com o Parkinson: "eu precisei ter o corpo doente para ter a alma curada"

Com a doença há 10 anos, Henrique Alexandre encontrou no trabalho voluntário...

Assine nossa newsletter