Será que todos os pacientes com arritmia precisam de anticoagulantes?

Coração

Conheça os benefícios de tratamentos como a cardioversão elétrica e o implante de marca-passo, que podem evitar o uso do remédio

Qualquer distúrbio provocado no ritmo do coração leva o nome de arritmia e existem diferentes tipos delas. Algumas, por exemplo, por causa desse descompasso, podem provocar a formação de coágulos no sistema circulatório, o que é um enorme risco à saúde do paciente. Isso porque, uma vez que esses coágulos se deslocam, é grande a possibilidade de eventos fatais, como o acidente vascular cerebral (AVC) ou um infarto renal.

É o caso da fibrilação atrial, um subtipo de arritmia bastante comum, que incide em 2,5% da população mundial e está associada com o avanço da idade, especialmente em pessoas entre 75 e 80 anos1. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que sua prevalência será de 15,9 milhões em 2050, com metade desses pacientes apresentando idade superior a 80 anos2.

“Diante do risco da formação de coágulos, o tratamento com medicamentos anticoagulantes se faz muito importante para esse perfil de arritmias trombogênicas (que causam trombose)”, enfatiza Rafael Domiciano, coordenador de cardiologia do Hospital São Luiz Anália Franco (SP). O médico explica, porém, que essa não é a única alternativa. “No entanto, há ainda outras medidas que podem ser associadas ao uso do medicamento, como o implante marcapasso e a cardioversão elétrica.”

O cardiologista explica que o implante de marca-passo é recomendado para as chamadas bradiarritmias, ou seja, nas vezes em que o coração bate em ritmo mais lento e não consegue alcançar uma frequência mínima adequada. “Assim, com a ajuda do dispositivo, o músculo retoma sua velocidade saudável sempre que atingir uma frequência mínima, evitando desmaios e paradas cardiorrespiratórias. E isso pode levar a uma redução na quantidade de medicações usadas pelo paciente, em especial os anticoagulantes”, conta.

Já a cardioversão utiliza uma descarga elétrica sincronizada em um ponto exato do músculo cardíaco para interromper a fibrilação atrial. Essa alternativa é eficaz em 75% a 90% dos pacientes3. “Nesse procedimento, as mesmas pás que são usadas para reanimar uma pessoa durante uma parada cardiorrespiratória servem para dar um choque no coração do paciente com arritmia, para que esse músculo retome seu ritmo normal. Muitas vezes esse retorno ao compasso saudável pode ser sustentável e, com isso, as medicações como os anticoagulantes podem ser reduzidas”, conta Domiciano.

Além da tecnologia em prol da saúde do coração, é importante esclarecer que para que os efeitos sejam os desejados, o paciente com arritmia também precisa adotar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e atividade física4.

1Fibrilação atrial causa AVC/derrame. Portal Coração na medida certa. SOBRAC. Acesso em setembro de 2023.

2II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. Arq. Bras. Cardiol. 106 (4 Suppl 2) • Abr 2016.

3 Arritmias cardíacas Distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Acesso em setembro de 2023.

4 Arritmias cardíacas Distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Acesso em setembro de 2023.

ATENÇÃO: A lei restringe a venda destes dispositivos a médicos ou mediante prescrição médica. As indicações, contraindicações, advertências e instruções de uso podem ser encontradas na etiqueta do produto fornecida com cada dispositivo ou em www.IFU-BSCI.com. Os produtos mostrados apenas para fins INFORMATIVOS e a venda pode não ter sido aprovada em alguns países. Este material não se destina ao uso na França. 2023 Copyright © Boston Scientific Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO II: Este material é apenas para fins informativos e não para diagnóstico médico. Esta informação não constitui aconselhamento médico ou jurídico, e a Boston Scientific não faz nenhuma representação em relação aos benefícios médicos incluídos nesta informação. A Boston Scientific recomenda fortemente que você consulte seu médico em todos os assuntos relativos à sua saúde CRM = 1718804 – AA – Saber da Saúde

Veja também:

Coração

Sobrevivi à morte súbita. Como será minha vida daqui para a frente?

Sobrevivi à morte súbita. Como será minha vida daqui para a frente?

O evento pode atingir até quem parece ter uma saúde boa. Po...

Coração

Morte súbita cardíaca: conheça cada etapa do tratamento

Morte súbita cardíaca: conheça cada etapa do tratamento

O desfibrilador Efortless, da Boston Scientific, teve uma tax...

Coração

SOS: Como identificar e ajudar alguém que está tendo morte súbita cardíaca?

SOS: Como identificar e ajudar alguém que está tendo morte súbita cardíaca?

Saber de cor números de emergência como 192 (Samu) e 193 (Cor...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Circulatório

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Uma pequena úlcera aparente pode ser a ponta do iceberg de uma infecç...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Do fim do século passado para as décadas atuais, a ciência investiu ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

As conhecidas e procuradas substâncias para tratar obesidade nem sempr...

Assine nossa newsletter