Coração
Procedimentos Médicos e Odontológicos que podem afetar quem possui marca-passo
Alguns procedimentos médicos e odontológicos podem danificar ou afetar seu marca-passo. Aprenda sobre esses procedimentos abaixo. Certifique-se de sempre dizer ao seu dentista e médicos que você possui um marcapasso para que eles possam realizar as etapas de segurança necessárias.
Procedimentos que podem afetar seu marca-passo
Esses procedimentos podem afetar os eu marca-passo e/ou ferir você. Se você precisar passar por algum desses procedimentos, converse com seu cardiologista e com o médico responsável pelo procedimento sobre o que pode ser feito para proteger você e o seu marca-passo.
Ressonância magnética (RM)
Pessoas com marca-passos muitas vezes precisam de imagiologia por ressonância magnética (IRM), mas às vezes não é possível pois os campos magnéticos podem danificar alguns dispositivos.
Uma ressonância magnética é um teste de diagnóstico que usa um poderoso ímã e ondas de rádio para produzir imagens do corpo humano. Você pode ser capaz de fazer uma varredura de IRM se tiver um sistema de estimulação de ritmo cardíaco RM Condicional ImageReady. Fale com o seu médico sobre o seu marca-passos em particular.
Se o seu marca-passos não for compatível com IRM, você não deve realizar a IRM. Sempre pergunte ao seu médico para garantir que você pode realizar esta varredura.
Os hospitais mantêm equipamentos de RM em salas marcadas com sinais que indicam que os ímãs estão dentro. Não entre nessas salas, a menos que seu médico tenha confirmado que você está liberado para realizar uma IRM.
Diatermia
Você não deve realizar uma diatermia. Ela usa um campo elétrico para aplicar calor aos tecidos do corpo e pode danificar o seu marca-passos ou ferir você.
Eletrocautério
O eletrocautério é utilizado durante procedimentos cirúrgicos para interromper o sangramento dos vasos.
Eletrólise e termólise
Esses procedimentos dermatológicos ou de remoção de pelos passam corrente elétrica para a pele.
Desfibrilação externa
Este procedimento utiliza equipamentos para entregar um choque elétrico ao seu coração para restaurar uma frequência cardíaca a um ritmo normal, geralmente em uma emergência médica. A desfibrilação externa pode afetar o seu marca-passos, mas ainda pode ser realizada se necessário. Certifique-se de entrar em contato com o seu médico assim que possível se isso acontecer para garantir que o seu marca-passos está funcionando corretamente.
Litotripsia
Utilizada para quebrar cálculos no trato urinário, como cálculos renais, a litotripsia pode danificar o seu marca-passos a menos que certas etapas de segurança sejam realizadas.
Tratamento radioterápico para câncer
Este procedimento para câncer pode afetar o seu marcapasso. Fale com o seu cardiologista e com o médico que for realizar o tratamento com radiação antes de começar.
Unidade de estimulação elétrica nervosa transcutânea
Este dispositivo utilizado para controlar dor crônica pode afetar o seu marca-passos.
Procedimentos que NÃO afetarão o seu marca-passos
A maioria dos procedimentos médicos e odontológicos não afetará o seu marca-passos. Alguns exemplos são:
- Brocas dentais e equipamentos de limpeza
- Raios-X de diagnóstico
- Procedimentos de ultrassom diagnóstico
- Mamografias
OBSERVAÇÃO: As mamografias não interferem no seu marca-passo. No entanto, ele pode ser danificado se for comprimido na máquina de mamografia. Certifique-se de que o médico ou técnico saiba que você tem um dispositivo implantado.
- Máquinas de eletrocardiograma ECG
- Tomografias
Converse com seu Médico.
Certifique-se de dizer ao seu dentista e/ou médico que você possui um marca-passo antes de realizar qualquer procedimento médico ou cirúrgico. Eles podem entrar em contato com o médico que monitora seu dispositivo para encontrar a melhor forma de tratar você.
Quer descobrir mais sobre o funcionamento do marca-passo e como ele ajuda a cuidar do seu coração? Veja esse artigo: Marca-passo: 5 coisas que você não sabia